terça-feira, 30 de junho de 2009

Dean Karnazes

Eu, Jiló, estou ouvindo mais um audiobook. Jiló é meu novo nome agora, de acordo com Lacraia. Lacraia não aguenta mais o engodo, as histórias massantes e desinteressantes da minha vida que tenho inventado postar por aqui. O limite de lacraia estourou, com a devida razão, quando eu escrevi o "Salada nas Estrelas": "Tá ficando muito ruim de aturar! Que engodo do cacete....tá um porre! Prefiro muito mais uma sopa de jiló..... Jiló, e não é que tu parece com Jiló!? Taí, vai ser Jiló agora!". Pronto, lacraia decretou e com isso, me inscrevi hoje na meia maratona internacional do Rio de Janeiro, que ocorre no dia 6 de setembro e nomeei nossa equipe como J&L (Jiló e Lacraia). Para quem não sabe, amanhã é o último dia para pagar "somente" 50 reais para correr a meia-maratona.

Mas lá vem eu, Jiló, novamente com o engodo e fugindo do título do post. O post é sobre Dean Karnazes e o audiobook dele, narrado por ele mesmo, que eu estou ouvindo no momento: 50/50 - Secrets I learned running 50 marathons in 50 days. Eu ouvi falar do Dean por um comentário do Rodrigo, e como já dito, acabei presenteando lacraia com o livro "O Ultramaratonista". O cara já correu durante 82 horas sem parar, e disse que no terceiro dia acabou dormindo em pé e ainda correndo. O sujeito tem 4% de gordura no corpo e começou a correr já depois de velho. A história do cara é realmente impressionante e faz qualquer aspirante a corredor a se sentir um lixo. Mas ao invés de cortar os pulsos, o livro está me fazendo achar a meta da maratona totalmente alcançável e até pequena, o que mostra que essa história de pensar grande é realmente muito melhor do pensar pequeno. O Dean começa o livro contando um pouco sobre a paixão dele sobre as corridas e o grande sonho que ele tinha de um dia tentar correr 50 maratonas, nos 50 estados da "América", em 50 dias CONSECUTIVOS. Ele dizia que seriam férias inesquecíveis para ele e a família, quando então decidiu procurar a North Face e explicar a ideia, que a princípio foi colocada de lado uma vez que ele ainda não tinha toda a fama que valesse a pena para a North Face investir no projeto. O cara acabou ficando famoso, entrevistado em vários programas de TV, capa da Times e de repente o pessoal da North Face resolveu desengavetar o projeto montando e fazendo disso um mega evento chamado Endurance 50, onde existiriam 50 provas de maratonas oficiais por todos os Estados Unidos! (God bless America! Yes they can!).

O que eu tenho achado muito legal do livro, são as histórias dos anônimos que ele conheceu enquanto corria. Em uma das provas, só havia um único corredor registrado, uma mulher, que virou maratonista depois que teve câncer de mama e que desde então já tinha corrido mais que 50 maratonas e encontrado na corrida uma forma de ajudar na briga contra o câncer. Outro fato muito legal foi ele ter levado os filhos e os pais com ele, por todas as maratonas. Se já não bastasse o fato de ser um grande atleta, o suficiente para admirá-lo, o cara ainda tem uma fundação focada em melhorar a saúde das crianças mostrando os benefícios da atividade física...No child left inside!

Seriam os Estados Unidos o país que é sem americanos como o Dean? E surgiriam americanos como o Dean se os Estados Unidos não fosse o país que é? Mais um bom motivo para admirar a "América" e trazer lições como essa pro Brasil.

Essa semana eu já fui na academia ontem e hoje. Ontem pela manhã e hoje a noite, e hoje corri na esteira por 10 minutos (pra aquecer) num ritmo de 11Km/h e quando terminei suava como um porco. Depois fiz minha série de pernas e fechei a academia, literalmente, pois fui o último a sair.

Hoje pela manhã fui levar o Xande para fazer exame de sangue, e como sempre o meu garoto se mostrou forte como nunca, dando um leve "ai" quando a agulha entrou e olhando para a seringa que tirava o sangue dele. Moleque forte como o Dean e ainda por cima boa gente, pilhado e sempre com muita disposição! Hoje teve reunião dos pais no colégio dele e vieram alguns trabalhinhos, um deles muito legal chamado "Poema das Formas Geométricas", com desenhos feitos por ele usando as formas geométricas e trazendo um poema para cada forma: "Eu sou o quadrado, bonito demais. Tenho quatro lados e todos iguais."(Eta engodo!)

Dia 6 de setembro, as 9:15 da manhã, tem Nogueira correndo meia maratona!

Nenhum comentário: