sábado, 23 de maio de 2009

Relato de um maratonista

Esse aí é o Rodrigo, amigo de um amigo e que é maratonista. O cara concluiu uma maratona em 4 horas e 47 minutos! Até onde eu sei, o Rodrigo também nunca foi "atleta" mas decidiu um dia fazer uma maratona, e fez.
Leia o relato completo dele, que saiu no globo, aqui..

Confira abaixo as perguntas que ele me respondeu por email. Realmente bastante motivador e mostra o quão importante é o planejamento, e como a razão deve ficar acima da emoção.


Por que você decidiu que iria correr uma maratona?
R: Porque já havia corrido 3 meias maratonas e algumas corridas de 10km, então achei que seria a hora de dar um passo a mais, e tenho vários amigos que já fizeram e falavam de como era incrível fazer 42 km. Mas ainda não realizei meu objetivo principal, que é correr a de NY. A do Rio foi um aquecimento...

Você diz que se preparou por 4 meses, mas há quantos anos você já corria?
R: Já corria desde 2002, mas entre idas e vindas, nunca fui muito regular na prática da corrida.

Que cuidados especiais você teve no treinamento (correr em grama, areia, fazer musculação) ?
R: Fiz questão de treinar com uma equipe onde pude contar com assessoria de um triatleta profissional que passava semanalmente a planilha com os treinamentos. Por orientação dele fiz musculação junto, para fortalecer as pernas. E, obviamente, fiz um check-up do coração antes de intensificar os treinos. As corridas era majoritariamente no asfalto mesmo, mas de vez em quando terra batida para aliviar os joelhos...

Durante a corrida, que estratégia você usou para a controlar a ansiedade? Você correu ouvindo música?
R: São tantos detalhes que fazem parte da corrida, que daria uma história completa...Controlar a ansiedade é difícil, mas na hora da largada você tem que ter a consciência de que é uma looonga corrida e começar devagar. É fundamental estar descansado. E como você não vai dormir direito na véspera (pode ter certeza disso) é fundamental que você durma bem na noite anterior a véspera (de sexta para sábado, se a corrida for no domingo). Essa é a noite mais importante, segundo os especialistas. Durma 10, 12 horas, se possível... Mas não acorde muito tarde, pois você precisa ter sono à noite...
Eu levei iPod, mas para usar apenas na última hora de corrida, quando as pernas já estão travando, para dar um gás extra. Isso é muito pessoal, mas acho que ouvir música desde o começo desperdiça o efeito animador que ela possui, sem falar que 5 h com fone de ouvido deve machucar... Fiz um playlist com músicas bem animadas, que terminava com a música do Ayrton Senna, que tocou quando estava a 200 m da linha de chegada...Sem palavras para descrever a sensação...
Por falar no iPod, vou falar no kit completo que levei comigo na corrida. A foto em anexo eu fiz na véspera da corrida, quando deixei tudo arrumado para não ter perigo de esquecer nada no dia:

- Carboidratos em gel - fundamental para manter o pique. Você já deve usar nos treinamentos, para o corpo se acostumar com ele.
- Relógio com frequencímetro, para acompanhar o coração
- Protetor solar, boné e óculos escuros - não sei se precisa em NY mas no Rio é fundamental
- A pulseira preta que aparece é uma tornozeleira com meu nome, telefone da minha esposa e meu tipo sanguíneo, para caso eu desmaiasse ou algo pior acontecesse. Pode ser comprado pela internet, no site www.roadid.com
- Braceleira com iPod
- Tylenol ou Aspirina - seguindo conselhor do meu treinador, usei na última hora de corrida, quando as dores aumentaram no quadril... O seu metabolismo na hora tá tão acelerado que o efeito é muito rápido!

Quantas maratonas você já correu?
R: Essa foi a primeira, mas não será a última!

Que conselhos você daria pra quem pensa em correr uma maratona como eu?
R: Bom, tirando as dicas práticas que coloquei na resposta anterior (existem outros mil macetes do tipo em revistas, sites, etc), repito o conselho que mais ouvi antes da prova: você deve colocar acima de tudo sua saúde. Maratona é uma atividade MUITO desgastante e sua prática constante não é saudável. Você tem que treinar gradualmente, sem queimar etapas e garantir que seu corpo está apto a tal desafio (check-up, exames de coração, etc). Você tem que prometer a você mesmo antes da prova que se por um acaso você se sentir mal ao longo da prova, você não vai forçar a barra, você vai andar, parar para descansar e, se necessário, largar a prova no meio. É meio frustante pensar isso, ainda mais tendo viajado até NY, mas você tem que lembrar que sua saúde e sua vida valem mais do que uma prova.

Esse é o conselho chato, oficial, obrigatório. De conselhos legais, o primeiro é você que tá me dando: fazer um blog é uma excelente idéia de se motivar a continuar correndo para não deixar o blog parado.
Recomendo contar para o máximo de pessoas a sua meta, para que mais pessoas te cobrem a continuar e você tenha mais dificuldades em deixar o projeto no meio do caminho.
Acho mais produtivo se você fizer parte de uma equipe com treinador, planilha, etc... Treinar sozinho é menos eficiente e requer mais força de vontade e disciplina...
E por último: o melhor da festa é esperar por ela. O planejamento, ficar olhando o calendário, se imaginar cruzando a linha de chegada, organizar detalhes da viagem, tudo isso dá mais sabor ao projeto. Tem que curtir muito!

Ufa, já falei demais. Desculpa se escrevi muito, mas esse é um assunto que me empolga...Se quiser fique a vontade para fazer mais perguntas.

Mais uma vez boa sorte! Mantenha firme a idéia da corrida para não desistir ao longo do caminho.
Se tudo der certo, vou tentar o sorteio do ano que vem e, quem sabe, nos encontramos por lá?

Abs
Rodrigo


Valeu pelas dicas Rodrigo!
Vamos correr, corre Nogueira!

Nenhum comentário: