quinta-feira, 21 de maio de 2009

A bandida que me tirou da pista

Você já ouviu falar na maldita canelite? Pensou também que ela não existia ou não era séria né? Acredite, ela vai te tirar da pista! Sabe aquela dorzinha na canela que começa a te incomodar e você acha que vai passar? Ela não vai passar! Eu comecei a sentir dores em meados de fevereiro, mas fui insistindo e me tratando com gelo e dorflex como já mencionei em outro post. Eu realmente não acreditava que ela me tiraria da pista da forma como tirou. Hoje fazem mais de 50 dias que eu estou sem correr e ainda não estou curado 100%. Minha musculutura das pernas precisa ser fortalecida e eu estou tendo a ajuda do grande Paulo lá da casa de Espanha. Hoje foi o meu segundo dia de tratamento com ele e foi bom. Como já dito, o cara saca muito e é pilhado então fica a recomendação mais uma vez.

Vou deixar abaixo algumas dicas sobre o que eu aprendi sobre a canelite:
1 - Alongue bem a área da panturrilha sempre antes e depois de correr
2 - Escolha o tênis adequado. Eu comecei a correr com um Ascics Nimbus 10, que foi eleito em 2008 o melhor tênis de corrida do mundo, mas mesmo assim senti dores com ele e atribuo sim parte dos problemas a ele, pois o número estava um pouco grande o que fez com que meus pés ficassem sambando lá dentro.
3 - Aos primeiros sinais de dor, segure a onda e não meta os pés na jaca. Respeite a dor e caso ela não passe, procure um ortopedista, faça um raio X e depois procure o Paulo pra se tratar.
4 - Fortaleça a musculatura das pernas. Um fisioterapeuta ou um profissional de educação física de uma academia saberão lhe passar os exercícios adequados na quantidade correta, mas não tem muita coisa diferente de ficar na ponta dos pés com peso (sobe e desce, sobe e desce), cama elástica, escada...
5 - Não se dope com dorflex!
6 - Fique agachado por alguns segundos. Se após levantar você sentir uma dor aguda nas canelas, sente, chore e procure um médico pois a canelite te pegou!

4 comentários:

Marcela disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcela disse...

Meu querido amigo Alisson, gostei muito do texto, vc escreve muito bem!! Quanto a canelite, bem, não sou um excelente corredor, mas posso dizer que tenho uma razoável experiência, 14 anos de corrida! Quando comecei a correr, senti o mesmo problema, canelite, conversei com meu comandante de pelotão e ele disse "....Guerreiro, a cura para canelite é correr mais ainda!" Dito e feito, continuei correndo com aquela dor chata e acredite se quiser, desde então eu não sinto mais nada!! Então, meu amigo, não fique se poupando, tratando com remédio, encare de frente, para algumas situações a dor é o melhor remédio.......Run Forrest, run!!!!! Abraço

Rodrigo Lucchesi disse...

Caro Alisson,

Vi seu blog por indicação do Gustavo Mousinho. Fiz minha 1a Maratona no ano passado e apóio qualquer um que tiver esse projeto, é uma experiência única. Na época escrevi um texto sobre a minha prova que foi publicado no Blog Pulso, do jornal O Globo, veja no link http://migre.me/1oXy

Boa sorte na empreitada, não desista! A linha de chegada ainda está muito longe, mas vai valer a pena quando você cruzá-la...
Abs
Rodrigo Lucchesi (rodrigo79@gmail.com)

Alisson L. Suarte Nogueira disse...

Rodrigo,
O Gustavo já tinha me mandado o seu relato e eu achei muito maneiro! Valeu pela força e veja se se anima pra correr essa também!
Abraços,
Alisson