domingo, 31 de maio de 2009

Disciplina e sacrifício - da série "Motivos para Correr"

Penso que a maioria das pessoas sabe que correr uma maratona não é uma meta qualquer. Existe um desgaste muito grande do corpo, exige muita dedicação e concentração e muita vontade de superar um grande desafio. Mas por que somos movidos a desafios? Por que o ser humano está sempre em busca da superação? Eu tenho meus motivos....
Comecei a correr já com a maratona em mente, mas não tinha idéia real do perrengue que seria realmente. A conversa com o Alan da Speed e depois com o Rodrigo maratonista, me deram uma idéia melhor da encrenca que vinha pela frente. Eu sabia que a maior dificuldade seria ter a disciplina para treinar. Os caras que trabalham comigo, Gustavo e Felipe, viviam me "avacalhando" pois no ano passado eu já dizia que correria uma meia, e como não corri, cheguei outro dia, depois de ter lido a reportagem sobre a maratona de NY, dizendo que correria uma maratona. A piada veio na mesma hora: "O Nogueira é sinistro! ele não cumpre uma meta e vai lá e cria uma mais difícil ainda! Ano que vem vai chegar dizendo que desistiu da maratona e que vai fazer o Iron Man no Havaí!". Bela sacaneda mas eu realmente merecia... :-)

Mais sobre a disciplina.... Não há dúvida sobre a necessidade de se manter disciplinado perante o treinamento e também não há dúvida que vai existir um grande sacrifício. Uma vez escutei uma definição de sacrifício que achei bastante interessante, e dizia que sacrifício era se abdicar de algo bom por algo ainda melhor que está por vir. Veja só se não se aplica: você dormindo o sono dos anjos, debaixo de um edredom macio e numa cama espaçosa e o despertador toca - são 6:30 da manhã e está na hora de você levantar da cama, levar sua filha para o treino de natação e se dirigir ao Aterro do Flamengo para correr! Olha o tamanho do sacrifício! Mas depois você corre, fica bem disposto, perde muitas calorias e tem energia para passar o resto do dia bem! Olha aí a coisa melhor que veio e superou o momento das babadas no travesseiro.

Aqui em casa, eu tenho uma pessoa que me ensina muito sobre disciplina e sacrifício e dei a sorte dela ter aceitado casar comigo. A Aline, minha esposa, tem como meta passar para um concurso público e vem estudando desde outubro do ano passado, quando ainda estava grávida da Alice. Além de ser muito inteligente, ela tem uma disciplina invejável para estudar. Se eu já achava impressionante vê-la com uma barriga enorme indo todos os sábados para um curso preparatório no centro, até 1 semana antes da Alice nascer, eu fiquei mais impressionado ainda com a atitude dela depois que a Alice nasceu. Verdade há de ser dita, que Deus mandou uma nenenzinha bem tranquila dessa vez, mas isso não tira o mérito da Aline, que se matriculou em um curso online se preparando para uma prova da Receita Federal que foi na semana passada, e conseguia estudar umas 8 horas por dia, entre um balançar de um carrinho com um dos pés e uma trocada de fraldas. Ela fez a prova, se classificou mas talvez não seja chamada, mas se classificou, estudando muito, mas por menos de 6 meses!

Então me diz aí: que mulher você conhece que consegue, com um bebê recém nascido, estudar 8 horas por dia RELIGIOSAMENTE e ainda por cima sorrir pro marido quando ele chega em casa depois das 21:00h? Que mulher você conhece que abdica de um domingo no shopping com as crianças e amigos para ficar em casa estudando, junto com sua bebê recém nascida? Que mulher você conhece que acorda de madrugada 3 vezes para dar de mamar e no dia seguinte está bem humorada e com a mesma risada gostosa do dia que eu a pedi em casamento? Que mulher você conhece que, num período que ficamos sem babá, ficou por 2 semanas tomando conta quase que sozinha dos nossos 3 filhos e ainda assim conseguiu estudar, ao invés de dormir a tarde durante o tempo que dois dos filhos estavam na escola? Que lições essa mulher incrível passa para mim e para os nossos filhos, se dedicando tanto a algo que ela quer alcançar?
Hoje não foi diferente, e enquanto eu andava na areia ela estudava e balançava o carrinho da Alice, olhava o Xande com um olho e a Yasmin com outro.

É por isso e por outros motivos que eu corro e vou correr a Maratona de Nova York!
Faltam 519 dias para eu retribuir com uma migalha tudo de bom que a Aline trouxe pra minha vida! Nova York será nossa em novembro de 2010 e depois da corrida vamos ajudar a reconstruir a maior economia do mundo.....consumindo no país das maravilhas!

4 comentários:

Unknown disse...

olá alisson
meu nome é cláudia, estava navegando pela revista runner quando me deparo com o "Projeto Maaratona New York 2010" , gente quanta coisa em comum... eu faço parte de um grupo de corrida em londrina - pr, e alguns de nós estamos começando a nos preparar para esta mesma prova, dia e local...e olha eu também estou lesionada.... desde quarta-feira estou sem correr, torci o tornozelo jogando tênis... ainda está bem inchado,mas já consigo apoiar o pé no chão... será que o Paulo não conhece um fisioterapeuta tão bom qto ele aqui em londrina??? bem o importante é não desistir né?muito legal o seu blog, eu irei convidar os meus amigos para acompanha-lo....
abraço

Alisson L. Suarte Nogueira disse...

Cláudia, vou perguntar ao Paulo se ele não conhece um fisioterapeuta por aí, mas acho difícil.
Espero que você se recupere logo! A gente se vê então em Nova York!
Vamos correr!

Unknown disse...

Oi Allisson!

Estava postando um comentário no blog do Bruno Thomáz e vi o seu projeto Maratona 2010. Eu tb estou com este projeto em mente, mas a minha estréia em maratonas será agora dia 28 de junho na maratona do Rio.

Vou acompanhando aqui sua trajetória e que a gente se encontre em Nova York!

Grande abraços e bons treinos!

Alisson L. Suarte Nogueira disse...

Cláudia,
Maneiro seu blog! Já estou te acompanhando e fico já na torcida! Depois que você correr a maratona, você me dá a honra de uma entrevista aqui pro blog!
Abraços e boa sorte!
Alisson