sexta-feira, 12 de junho de 2009

Se quiser correr, corra uma milha....

Você conhece algum livro que alguém escreveu depois de correr uma maratona? Eu decidi procurar por livros específicos sobre pessoas "normais" que decidiram correr uma maratona, e acabei encontrando e comprando dois livros sobre pessoas que planejaram correr a maratona de Nova York. O primeiro livro, que comecei a ler ontem, se chama "Maratona da Vida", do William Douglas que é um cara que ficou famoso por ter passado em diversos concursos públicos em primeiro lugar depois de ter ficado reprovado várias vezes, e acabou escrevendo um livro com dicas da receita de seu sucesso, e é meio auto-ajuda. O livro parece meio que um blog, onde os textos são bem curtos e tem as datas em que foram escritos, e por enquanto ainda está um pouco sem graça, fazendo sempre analogias com concursos e provas, mas penso que vou tirar alguma coisa boa dali pois afinal a história é um pouco parecida com a minha: o cara estava acima do peso, com alguns problemas de saúde e nunca tinha corrido na vida quando decidiu que iria correr uma maratona. Ele começou a se preparar para maratona de Nova York com menos de 1 ano mas parece que acabou não correndo por conta to atentado de 11 setembro de 2001 (foi justamente esse ano que ele iria correr e a corrida foi obviamente cancelada) e parece que correu uma maratona no Brasil mesmo (não cheguei nessa parte ainda).

O segundo livro que comprei, e que ainda não comecei ler se chama "Um Grito em Nova York: Lembranças de uma Maratona" e foi escrito por um cara chamado Julio Coelho que eu não sei se era também um cara "normal" mas me parece que sim, só que este correu a Maratona de Nova York mesmo, e no ano de 1992 me parece.

Certamente existem outros livros ou relatos de maratonistas de primeira. Por curiosidade, enquanto escrevia esse post, dei um busca na Amazon pelas palavras "New York Marathon" e me apareceram vários livros, uns inclusive bem baratos que eu vou ver se encomendo ao Lacraia quando ele viajar.

Logo na abertura do livro do William tem uma frase que eu achei bem interessante e diz o seguinte: "Se você quer correr, corra uma milha. Se você quer experimentar outra vida, corra uma maratona." A frase é de um sujeito chamado Emil Zatopeck que eu ainda não faço ideia de quem seja mas vou dar uma pesquisada. E no dia 2 de Novembro de 2010 eu vou poder confirmar se o Emil estava certo. Até lá eu continuo treinando e amanhã tem mais corrida na areia...


2 comentários:

Alexandre Barbosa disse...

É isso ai Lacraia! Preparando o corpo e a mente! Continue assim, esse grande guerreiro que você é!
Go Centipede!

Rodrigo Lucchesi disse...

Fala Alisson,
Emil Zatopeck é o famoso "Locomotiva Humana", foi o único atleta a vencer os 5000 m, 10000 m e a maratona numa mesma Olimpíada!
Ps: Li o livro do Julio ha muito tempo atras, quando comecei a me empolgar pelo esporte e vale a pena, sim. Mas o meu preferido é o do Dean Karnazes, se chama "O Ultra-Maratonista", já existe em português.

Abs e keep running!
Rodrigo Lucchesi