quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Mudança de Estratégia - corridas recentes

No domingo eu corri do Flamengo até o final do Leblon e aproveitei pra encontrar com meu amigo Bruno e tomar um café da mnhã por lá. Corri por 1h 30min e não senti dores nas canelas. Fui num ritmo bem tranquilo (7min/Km) pois estava monitorando a canela e também estava um calor bem forte. To achando que o problema é mesmo o lance da passada e o meu tendão que estica demais quando minha passada é muito longa. Ontem eu fui correr na Lagoa à noite e dei duas voltas - o que dá 15Km - em 1:33h e também estou sem dores na canela pois mantive a mesma estratégia (Devagar e sempre, média de 6,2min/Km). Apesar de estar sentindo um pouco as coxas hoje, minhas canelas estão se mantendo bem. Ontem certamente eu não aguentaria dar uma terceira volta na Lagoa, mas também porque estava sem nada para me reabastecer.

O pior da noite: depois de terminar os 15Km cuspindo branco, andei até o posto de gasolina mais próximo, que era um Ipiranga ali perto da UniverCidade. Chego lá o sujeito olha pra mim e diz: “Tá fechada amigo!”, c om aquela satisfação típica de funcionário que está prestes a ir pra casa. Eu, com educação, resolvo implorar: “Amigo, eu só preciso de um gatorade, acabei de correr na Lagoa e estou cuspindo branco! Tô literalmente seco!”, e ele com a empáfia de quem é pago para não ter discernimento me disse: “Só reabre em 15 minutos! Espere um pouco!”. Como eu tava fraco pra discutir, e se discutisse não deixaria de perder a razão, dei a volta e deixei ele lá falando sozinho, voltei até onde estava meu carro e fui em direção ao próximo posto, já no caminho de casa. Bebi um gatorade, uma caixinha de água de côco e uma garrafa de água mineral , tudo recomendação da nutricionista da minha esposa que eu ainda nem conheço mas que vou conhecer na semana que vem.

Tô tentando seguir o conselho de um novo amigo “maníaco maratonista” que me disse: “Treine resistência”. O novo amigo é o Ésio, do blog “Maratonista Camarada” e o cara é nota 10. Além de gente fina é super solícito às minhas dúvidas. Quem quiser se inspirar um pouco mais, vale à pena visitar o blog dele e descobrir como é que um cara que era sedentário resolveu virar maratonista, correu sua primeira maratona em Maio de 2009, e 4 dias depois já estava correndo a segunda maratona da vida, e desde então já correu 22 maratonas. História impressionante!

3 comentários:

Unknown disse...

Oi Alisson !

Como você anda ? Pelo visto sem dores e isso é bom.

Olha só para treinos longos é importante você se hidratar durante o treino e além disso começar a introduzir um gel de carboidratos nos treinos acima de 14km.

Na maratona, o pessoal me disso que costuma consumir 4 sachês de gel, um a cada 10km. Por isso, você precisa começar a experimentar nos treinos para ver a qual você se adapta melhor.

Outra coisa, eu tenho um cinto de hidratação, que prende muito bem na cintura e ele vem com 4 garrafinhas. Um garrafa de Gatorade enche bem 3 delas e eu deixo no congelador na véspera e levo congelado e durante o treino vou bebendo geladinho. E a outra eu ponho água, pois a recomendação é tomar o gel com água.

O meu cinto é da marca Fuel Belt e você acha naquela loja de rua de corrida e ciclismo, ali na Rainha Elizabeth. Segue o link para você ver qual é: http://www.fastrunner.com.br/ch/prod/711/11/0/cinto-fuel-belt-endurance.aspx

Bjs,
Lu.

Alisson L. Suarte Nogueira disse...

Olá Luciana!
Comigo está tudo bem graças a Deus.
Você como sempre dando dicas valiosas, e já que tem sido tão gente fina, vou abusar da sua boa vontade com mais perguntas:
1) Você treina com alguma equipe?
2) O quanto você treina em asfalto, e quanto em terra batida/grama?
3) Há quanto tempo você está treinando para a Maratona?
4) Quando você faz "longões", geralmente corre quantos KM?
5) Qual foi a maior distância que você já correu em um longão?

Sobre a dica do cinto, muito obrigado e eu vou comprar sim. Cheguei a ver na loja da Nike no shopping Nova América e estava muito mais barato (algo em torno de 60 reais). Tô achando até que vou lá amanhã.

Abraços e boas corridas!
Alisson

Unknown disse...

Oi !!! Demorei mais apareci.

Treino com a Equipe Filhos do Vento (www.equipefdv.com.br). Geralmente treino só em asfalto, pois meus treinos costumam ser na Lagoa ou na praia Leblon-Leme. De vez em quando vamos na Urca ou nas Paineiras, mas é tudo asfalto. Mas na época que tive a canelite treinava mais na esteira e no asfalto era só no fim de semana.

Comecei agora, depois do Carnaval, os treinos para a Maratona. Serão ao todo 20 semanas de preparação com treinos progressivos (1 longo e 1 meio longo) por semana + um com quilometragem menor. Pela previsão que meu treinador passou irei fazer 9 treinos acima de 20km, que serão 20, 21, 22, 24, 25, 28, 30, 32, 35. E os meios longos vão de 14 até 21km.