terça-feira, 9 de março de 2010

Perguntas

1) Qual é a melhor revista de corrida,na sua opinião, para quem está se preparando para um prova longa como uma maratona? Eu só assino a Runners e às vezes acho as reportagens dela muito repetitivas, buscando mesmo novos corredores.

2) Quantos Km em média você usa um tênis de corrida? Já ouvi falar entre 500 e 800km mas a diferença entre 800 e 500 é muito grande. Como eu sei se o tênis que eu uso dura 500, 600, 700 ou 800? É somente uma questão de percepção, do tipo "é, to sentindo que esse tênis não tá amortecendo mais"

3) Essa é mais especificamente para quem vive no Rio. Eu cheguei a treinar uns tempos com uma equipe, mas saí quando me lesionei e depois passei a treinar sozinho. Eu andei entrando em contato com as equipes "Filhos do Vento" e "Toscano". Alguém treina por alguma dessas (ou outras) equipes e tem algo bom ou ruim? Apesar de eu ter me simpatizado mais com a FDV, achei que os caras disponibilizam pouca estrutura durante a semana. Apesar de termos uma planilha individual, o legal de se correr numa equipe com certeza também é poder saber que quando você for treinar, os caras estarão lá e te ajudarão a dar uma alongada, te disponibilizarão uma bebida. A Toscano até oferece a estrutura todos os dias, na Lagoa e no Aterro mas a planilha é de 15 em 15 dias contra uma planilha semana da FDV (o que teoricamente mostra um atendimento mais individualizado).

7 comentários:

Unknown disse...

Oi Alisson,

Eu assino a O2. Gosto da revista, pois tem sempre umas coisas legais e tem uma seção para treinamento iniciante e outra para teinamento avançado. Na do mês passado veio até uma reportagem para quem vai fazer a primeira maratona (ainda não li, pois estou atrasada com minha leitura).

Quanto ao tênis, pelo que já li, quando são tênis com amortecimento (tipo Mizuno, Asics, Adidas, etc) você pode usar por 800km. QUando os tênis são aqueles bem leves, tipo de atleta, a quilometragem deles é bem menor.

Quanto as equipes, eu treino pela FDV e gosto muito. A planilha é realmente personalizada e temos um arquivo excel para dar o feedback do treino semanal ao professor e nela controlamos a quilometragem de cada tênis e sabemos quando temos que trocá-lo.

Viajamos sempre em grupo para provas fora do estado, como agora no fim do mês em Paraty e já fomos para a VOlta a Ilha de Floripa. Assim como duas provas internacionais por ano. Acho os professores atenciosos também. Se você quiser nosso treino esse domingo é na Lagoa (perto do Caiçaras) passa lá para conhecer.

Lu.

Alisson L. Suarte Nogueira disse...

Luciana,
Desse jeito eu vou acabar tendo que pagar pela sua consultoria!
Eu cheguei a falar com o Sandro da FDV, no dia que você comentou que treinava com eles mas ainda não decidi se vou me associar a uma equipe ainda.
Quanto a O2, o que não me agrada na revista é, por incrível que pareça, a fonte e o tamanho da letra usada nas reportagens, mas realmente acho que ela é mais profi. Você já ouviu falar na revista "Contra Relógio"?
Valeu pelas dicas de sempre!

Abraços,
Alisson Nogueira

Unknown disse...

Fala Nogueira;

Bom eu nao assino e leio com pouca frequnecia revistas de corrida. Uso muito mais a internet para isso.

Sobre a km dos tenis o que ouco e que a duracao fica entre 600 e 800 Km. No meu caso ainda nao to me precocupando com isso, pq tenho um tenis praticamente novo e outro com um pouco mais de uso e agora e que estou fazendo aproximadamente 180 a 200 Km/mes; sendo assim terei que comprar tenis novos somente no meio do ano.

Eu treino com a Equipe Start na Barra - Prof. Max (tem na Lagoa tb as segundas, quartas e sabado) a estrutura durante a semana e boa e no sabado e otima; planilha individual semanal e acompanhamento bem individualizado (te digo isso pq qdo tive canelite na minha planilha vinham informacoes para correr em piso de menor impacto como terra batida, grama ou esteira e com a obs: se nao estiver se sentindo bem nao treine). Da uma passada la no sabado pela manha (quem sabe nos encontramos) ou entao acesse www.equipestart.com.br

Abs

Unknown disse...

kkkkkk, essa foi boa. Bem que eu queria trabalhar com educação física, mas infelixzmente me formei em outra coisa !!!

Já ouvi falar da Contra Relógio sim, mas nunca li. Às vezes leio a trip, de triatlon, mas de vez em quando tem uma reportagens boas para corrida.

Alisson L. Suarte Nogueira disse...

Gama,
Valeu pela dica da Smart. A equipe que eu costumava treinar lançou agora um programa de treinamentos para corrida longa também, inclusive com uma nova unidade na Barra. Como eu moro em Laranjeiras, costumo mesmo treinar por aqui (Aterro, Orla, Lagoa).
Sobre os tênis de corrida, que tipo de pisada é a sua? Que tênis você costuma usar? Chegou a trocar de tênis quando teve a canelite ou somente mudou o tipo de piso?

Abraços
Alisson

Unknown disse...

Fala Nogueira;

Sobre a os tenis de corrida vamos la:
- eu sou pronador;
- uso dois asics, sendo: um 2140 e o outro um kayano 15;
- qdo tive canelite fiz as duas coisas. Troquei o tenis (usava um nike air alguma coisa) e fiquei um bom tempo treinando em terra batida, grama e areia da praia e fazendo muito gelo.

So te corrigindo a equipe e Start e nao smart.....



Abs

Jorge Cerqueira disse...

Eu era assinante da O2, Superação, Contra Relógio, Runners Wolrd, só que vi que os assuntos estavam vindo repetitivos demais e tambe´m estava tendo problemas nas entregas das revistas daí eu cancelei todas e preferi comprar só a contra relógio nas bancas pq esta é a mais antiga e melhor e vou te falar e vou te falar ler as revistas ajuda o corredor mais falando sério se vc quer se preparar bem para uma maratona vc tem que ter um técnico de corrida lhe auxiliando, pois vejo nas revistas muitas planilhas que são feitas mais daí eu lhe pergutno quem montou a planilhas nas revistas conhece o corredor, sabe dos rendimentos nas corridas dos corredores, então como corredor experiente tente fugir dessa furada de treinar por planilhas de revista e treine com um técnico.

Quantos os KM que o corredor deve se treinar ou competir com o tênis isso varia de corredor para corredor, pois como sou Ultra os meus tênis não duram muito, o ideal é o corredor ter vários pares de tênis eu tenho uns 10 aqui em casa, tenho tênis que só uso para treinar, outros para corridas leves e outros para corridas pesadas.
Quanto a treinar em equipes o ideal é vc procurar várias e indo testando elas, pois eu treino pela acoruja lá só pagamos 100 reais anualmente e temos algumas vantagens mais não temos técnicos aliás a Márcia Ferreira treina vários corredores da Acoruja e ela dá um desconto os treinos delas são na pista da urca, aterro e paineiras, mais o ideal é vc indo procurando as equipes no domingo no aterro e indo conversando com os responsáveis para vc ver qual é a boa...Mais lembre-se se vc quer correr bem um técnico é fundamental.

Um abraço,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com