domingo, 21 de março de 2010

Introduzindo o Gel

Esse não é um post erótico. :-)
Hoje saí para correr à noite e parei o carro no Leme, pra começar do Km 0 e ir até o final do Leblon. Comecei num ritmo bem tranquilo (7min/km) e fui aumentando gradativamente depois do Km 4. Eu na verdade não sei ao certo qual é a quilometragem entre o Leme e o fnal do Leblon pois do forte de Copacabana até o começo da praia de Ipanema não tem marcação no chão e eu calculo que tenha uns 800m até onde a marcação volta a aparecer. Se for isso mesmo então eu corri exatos 16Km (4000+800+3200) ida e volta. Por volta do Km 12 eu ingeri um gel de Açaí com guaraná e , seguindo as recomendações da nutricionista, tomei com água. Como ainda não decidi sobre comprar ou não um cinto de hidratação, dei uma paradinha e comprei água em um trailer.Depois de tomar o gel todo, e de continuar a correr num ritmo mais leve, senti como se fosse vomitar...como se o gel estivesse querendo voltar. Penso que existem casos que isso pode realmente acontecer mas ainda bem que não foi o meu. Terminei a corrida em 1:37h e bem cansado. Cheguei a pensar que correria 20Km mas achei melhor não forçar pois hoje minha alimentação não foi das melhores. Não senti grandes diferenças com a utilização do gel e não sei se era pra sentir.
O que continua me deixando aflito é a certeza de que ainda falta muito pra conseguir correr 42Km.....e o tempo vai passando e não me respeita! Essa semana eu tava lendo em algum lugar que uma pessoa que treina para Maratona chega a correr 80Km por semana! Peraí.....80Km por semana! Tá errado isso....o Nogueira aqui não aguenta mesmo! 80Km por semana = 2x20+2x15+1x10 ou 2x15+2x10+1x30 ou 2x25+2x12+1x6.....apesar das diversas combinações possíveis pensando em 5 dias por semana, é pesado ao cubo! Por favor digam que é um exagero!
Mais sobre o gel....a marca que estou usando é aquela baratex...Exceed, da NutriSport mas tenho também uma tal de VO2, que ainda não usei.

Perguntas sobre o Gel:
1) Existe muita diferença entre as marcas?
2) Se você consome, consome de quantos em quantos Km e como consome (água, puro)?


Abraços!
PS: Dia 11 tem Nogueira completando 30 primaveras e por conta disso a Fila decidiu mudar o nome da corrida do dia 10 para Fila Nogueira Run....mas eu conto mais sobre isso em um outro post.

4 comentários:

Unknown disse...

Oi Alisson,

Olha você está certo quanto a distância, do Leblon ao Leme tem 16km, ida e volta.

Olha quanto ao gel, é assim mesmo, você tem que ir usando e experimentando com qual vai se adaptar mais, justamente para não sentir dor de barriga ou vontade de vomitar no meio da corrida. Vai experimentando outras marcas e sabores também.

Eu uso o GU e gosto muito, mas como o de chocolate está meio difícil de achar comprei agora um da CarboGel e outro Exceed para provar, mas todos de chocolate que são os que gosto mais.

Eu costumo me sentir melhor depois que tomo o gel, com mais disposição, mas acho que você demorou muito para tomar, numa corrida de 16km eu tomaria no km 8. O pessoal da equipe que já correu a maratona toma 4, um a cada 10km

Alisson L. Suarte Nogueira disse...

Luciana,
E você que está treinando pra essa maratona agora em julho, já está nessa fase de correr mais ou menos 80Km por semana?
Sobre o gel, você consome puro ou com água? Você já chegou a consumir mais do que 1 gel em um treino longo?

Abraços,
Alisson

Unknown disse...

Eu ainda estou na fase dos 35km semanais. Vendo minha previsão para frente devo chegar a uns 70km, eu acho.

Quanto ao gel, eu costumo tomar com água e ainda não usei mais do que um em um longo, pois ainda não fiz nenhum longo maisor que uma meia maratona, mas na meia eu usei 2.

Jorge Cerqueira disse...

Alisson boa noite, primeiro parabéns pelo treino...bom vamos lá as explicações o texto será um pouco grande. Cara para quem nunca usou um gel nos treinos longos, a maioria sente isso mesmo e até enjoos, mais tudo isso vai mudando com o tempo, assino embaixo de tudo que a Lucci_fc disse acima, vá trocando e gel até melhor se adaptar, no inicio quando eu comecei também parecia que e eu iria vomitar...hehehe...Daí fui tomando outros géis e o que melhor me adaptou foi o GU o que a Lucci disse acima sobre os géis de chocolates é o melhor, hj em dia posso tomar todos que não sinto vontade de vomitar pois o meu estômago já acostumou com isso...Anote uma dica de um técnico de corrida vc deve conhecer ele pois o nome dele é Jorge Agostini, só que todos conhecem ele pelo apelido FILÉ, pois ele é técnico da Maratonista Márcia Narloch e como ele está sempre treinando seus atletas na pista do quartel que também eu treino ele me deu a seguinte dica que eu uso até hj, pois ele me disse para pegar aqueles sacos de sacolés e colocar um pouco de gel e água, mais ou menos uns 5 sacos e bebendo de 15 a 20 minutos, o pq indo bebendo pouquinho, pois daí o seu corpo naõ irá sentir fatigado. Só que passando o tempo eu percebi que na cintura do short com uns 5 sacos de sacolés com água e gel alguns caia no chão e não dava para correr direito daí eu tive a seguinte idéia a cada 15 a 20 minutos que é o tempo que eu passo nos postos de hidratação eu vou bebendo um pouquinho de gel, com água dos postos de hidratação e isso deu certo, e daí vc pode me questionar e nos treinos longos como eu faço ou vc pode levar um cinto de hidratação ou mochila de hidratação e indo bebendo o gel de 15 a 20 minutos com água é isso que eu faço e dou muito bem e fazendo isto me ajudou muito nas corridas, tente fazer isto nos seus treinos para ver se vc adapta. Ahhh e quem treina e corre longas distâncias toma mais de um gel, um gel em um treino longo não ajuda em nada dependendo do treino longo, Maratona ou Ultramaratona eu chego a tomar mais de 5 géis. O gel tem que tomar com água pura.

Quanto ao que vc disse que um corredor maratonista corre 80Km por semana ahhh isso é verdade sim e inclusive até mais, se vc quer correr uma boa maratona vc tem que treinar sim, inclusive treinar também em alguns períodos tanto de manhã como de tarde e no sol para adaptar o seu corpo a isso, pois será duro, mais nos final ao cruzar a linha de chegada da maratona vc dirá valeu a pena...

Boa Páscoa e bom final de semana.

Um abraço,

Jorge Cerqueira
www.jmaratona.com