terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Alguém já teve canelite?

Quem já teve canelite aí? Eu tive a minha severa canelite ano passado, quando logo depois tive que parar de treinar para fazer fisioterapia mas ela nunca se foi. Basta eu intensificar um pouco os treinos para as dores na canela voltarem. Dito isso, gostaria de saber dos amigos que vez por outra aparecem por aqui, se já tiveram canelite e como se cuidaram. Algumas dúvidas que tenho:

- Correr sempre no asfalto faz (fez) diferença (pra pior) nas suas dores?
- Que tipo de exercício você faz para fortalecer a região da tíbia?
- Tem algum exercício na academia que pode ajudar a intensificar a lesão?
- Já tentou mudar a passada para ver se melhorava? Se sim, conseguiu?
- Quando você alonga bastante depois de correr, as dores são menores?
- Quando você passa a mão na canela, parece sentir uns pequenos nódulos? (isso acontece comigo somente na perna direita)
- Você conhece algum tratamento alternativo para a canelite?
- Você tem um bom médico para indicar no Rio de Janeiro?


Ontem eu dei um corrida leve, de 40min e a última vez que tinha corrido tinha sido no sábado, lá na Lagoa, mas estou sentindo umas dores na canela bem chatas. Quando eu aperto então dói bastante.

Qualquer dica é bem vinda!

6 comentários:

Unknown disse...

Nogueira descobri o seu blog no fim do ano passado e gostei muito da sua idea de correr 42K.

Comecei a correr a pouco tempo (6 meses) e ja me tornei um amante da corrida. Ja corri 5K, 10K e esse ano correrei a meia e ano que vem a maratona.

Bom a respeito da canelite; eu tive no comeco e realmente doia muito !!!! quase nao conseguia andar normalmente. O meu problema (acredito eu) foi o tenis que nao era correto e o meu peso que estava muitissimo acima do normal.
Troquei o tenis, comprando um adequado para a minha pisada e um numero maior do que o normal e alem disso fiz muito, muito, mas muito gelo na regiao e assim como a canelite chegou ela foi embora.

Kra recomendo (quem sou eu para recomendar alguma coisa) que vc procure treinar em piso de terra batida, grama ou na areia da praia pq o impacto e menor.

Melhoras e forca Nogueira.

Alisson L. Suarte Nogueira disse...

Gama,
Valeu pelas dicas. Eu também estava bem acima do meu peso (ainda estou um pouco) e cheguei a pensar que o meu problema era com um tênis pois achei que estava muito grande mas acabou que o tênis estava sim adequado. Ontem eu fui num ortopedista especialista em medicina esportiva, o João Marcelo Amorim, e vou fazer um nova ressonância e uma nova escanometria, dessa vez computadorizada.

Unknown disse...

Eu realmente não sei se o que tive foi o mesmo que vc mas provavelmente, mesmo que tenha sido essa tal de canelite, foi bem mais leve ou diferente mas aqui vai.
- Qdo comecei a correr em aclives e declives comecei a sentir muita dor na canela, chegava a ter de parar o treino e a região ficava dolorida por muito tempo. Meu treinador dizia que era "culpa" de como eu pisava, que eu tinha de mudar e passamos a trabalhar em cima disso. Como ele corre ao meu lado, passou a de 5 em 5 minutos dar sugestões, alertas e orientações sobre minha passada e com o tempo eu realmente passei a pisar de forma diferente e nunca mais tive dor na canela, posso ter em outras regiões após treinos mais puxados, mas canela nunca mais.
Torcendo para que seu problema seja simples como o meu e que nada estrague sua determinação!!
Boa sorte!!
Gelse

Alisson L. Suarte Nogueira disse...

Gelse, as suas dores eram na parte de dentro ou de fora da canela?
Eu penso muito nessa ideia de mudar a mecânica da minha passada pra ver se as dores diminuem mas aí realmente só com alguém olhando de perto.

Unknown disse...

Olha, se eu entendi o que vc quis dizer com por dentro e por fora da canela, então ela pegava mais para fora. A sua dor vc definiria como?
Vc já fez a ressonância? Se for só da pisada como era comigo o exame dará normal e então é só vc se aconselhar com algum treinador, posso até perguntar ao meu e vc ficar prestando atenção e relembrando os conselhos.
Abraço

Alisson L. Suarte Nogueira disse...

Gelse, a minha dor é mais na parte de dentro, uns 4 dedos acima do final do peito do pé. Eu fiz uma ressonância há uns 8 meses e acusou uma leve lesão,nada que indicasse um princípio de fratura, mas depois comecei a fazer fisioterapia e academia e fiquei sem correr uns 3 meses. Agora que estou voltando a intensificar meus treinos as dores voltam. Eu estou tentando mudar um pouco a minha mecânica pra ver se adianta alguma coisa. Valeu pela ajuda!